terça-feira, janeiro 30, 2007

Mais uma excelente iniciativa da AJDJ

Naturalmente a não perder!

sábado, janeiro 27, 2007

Em Vila Viçosa Acontece...

Pura e simplesmente imperdível! Eu vou lá estar! Não percam!





terça-feira, janeiro 23, 2007

7 Maravilhas de Vila Viçosa

Eis a lista dos 61 monumentos que estão actualmente em análise para a lista final de 21 monumento que irá a concurso:

  1. Paço Ducal de Vila Viçosa
  2. Castelo e Torre de Menagem de Vila Viçosa
  3. Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa
  4. Tapada Real
  5. Terreiro do Paço
  6. Estátua Equestre D. João IV
  7. Paço do Bispo
  8. Convento e Igreja dos Agostinhos
  9. Convento e Igreja das Chagas
  10. Convento e Igreja da Esperança
  11. Convento dos Capuchos
  12. Igreja de Nossa Senhora da Piedade
  13. Igreja de Nossa Senhora da Lapa
  14. Igreja de São Bartolomeu
  15. Ermida de São Tiago
  16. Igreja de Santo António
  17. Igreja da Misericórdia
  18. Ermida de São Luís de França
  19. Ermida de São João Baptista
  20. Cruzeiro de Nossa Senhora da Lapa
  21. Cruzeiro de Nossa Senhora da Conceição
  22. Pelourinho de Vila Viçosa
  23. Fonte da Praça (antiga Fonte do Carrascal)
  24. Fonte Grande
  25. Fonte Pequena
  26. Fonte da Biquinha
  27. Varandinha dos Namorados e Rosa dos Ventos
  28. Convento e Igreja de Santa Cruz
  29. Capela Real
  30. Ermida de São Bento
  31. Ermida de São Jerónimo
  32. Ermida de Santo Eustáquio
  33. Ermida de Nossa Senhora de Belém
  34. Capela de São Domingos
  35. Convento de São Paulo (Antiga SOFAL)
  36. Busto de Florbela Espanca
  37. Busto de Públia Hortênsia de Castro
  38. Busto de Henrique Pousão
  39. Busto de Doutor Jeremias Toscano
  40. Estátua de Doutor Couto Jardim
  41. Estátua de Bento Jesus Caraça
  42. Estação Ferroviária de Vila Viçosa
  43. Porta dos Nós
  44. Porta do Nó ou Porta da Vila
  45. Rochas do Lago
  46. Igreja Paroquial de Ciladas de São Romão
  47. Ruinas de Ciladas
  48. Igreja de Santa Catarina (Pardais)
  49. Igreja de Santa Ana (Bencatel)
  50. Ponte Romana
  51. Chafariz d'El Rei
  52. Estátua de Dom Álvaro de Abranches da Câmara
  53. Palácio Sousa da Câmara
  54. Paços do Concelho de Vila Viçosa
  55. Palácio dos Matos Azambuja
  56. Palácio dos Lucenas
  57. Palácio dos Caminhas
  58. Casa dos Mascarenhas
  59. Casa de Peixinhos
  60. Anta dos Apóstolos (Pardais)
  61. Ermidas Místicas de São Pedro e de Nossa Senhora das Mercês (Bencatel)

sexta-feira, janeiro 19, 2007

7 Maravilhas de Vila Viçosa

É com o maior prazer que anuncio que já está em marcha a eleição das 7 Maravilhas de Vila Viçosa.

Esta votação irá ser organizada pelo Terras de Mármore e contará com o apoio e divulgação dos nossos blogues individuais, A Interpretação do Tempo, Calipole – Vila Viçosa – Princesa do Alentejo, INFOCALIPO, Intervisão, O Restaurador da Independência e Tomar Partido, assim como do Neste Meu Alentejo O Calipolense Taurino e O Blog de São Romão.

Esta iniciativa surge no âmbito da votação para as 7 Maravilhas de Portugal, na qual o Paço Ducal de Vila Viçosa está a concurso. Assim com o intuito de chamar a atenção dos Calipolenses, dos Alentejanos, dos Portugueses e dos Cidadãos do Mundo para Vila Viçosa, o seu Paço Ducal e as restantes 20 Maravilhas que estão a concurso, o Terras de Mármore arranca com a votação para as 7 Maravilhas de Vila Viçosa.

Actualmente estão a concurso 61 monumentos do Concelho de Vila Viçosa (Vila Viçosa, Bencatel, Ciladas, São Romão e Pardais), que estão a ser estudados cuidadosamente pelos elementos do Terras de Mármore, pelos bloggers do Neste Meu Alentejo, O Calipolense Taurino e do Blog de São Romão, e por mais algumas pessoas por mim convidadas. por mais algumas pessoas por mim convidadas. Destes 61 monumentos, apenas 21 irão a concurso, o qual estará aberto a todos os quantos queiram participar nesta iniciativa e que desde já, convidamos a participar, não somente Calipolenses, mas sim também Alentejanos, Portugueses, Cidadãos do Mundo.

Para votar nas 7 Maravilhas de Vila Viçosa, basta enviar um e-mail para orestaurador@gmail.com ou terrasdemarmore@sapo.pt referindo os 7 monumentos que acha merecedores de figurarem na lista das 7 Maravilhas de Vila Viçosa, assim como o seu nome e localidade. Optamos por este metodo de votação de modo a evitar que haja pessoas a votar mais do que uma vez nos mesmos monumentos e para que a votação possa ser a mais dispersa possível. Mais uma vez repito que todos podem votar, participar e divulgar!

À semelhança das votações para as 7 Novas Maravilhas do Mundo e 7 Maravilhas de Portugal, também o resultado das 7 Maravilhas de Vila Viçosa irá ser divulgado no dia 7 de Julho de 2007, dia esse que esperamos seja de festa em Vila Viçosa com a eleição do Paço Ducal de Vila Viçosa como Maravilha de Portugal.

Temos consciência de que a lista final de 21 monumentos não irá agradar a todos, mas infelizmente é impossível agradar a todas as pessoas. Contudo, pensamos que independentemente dos monumentos que venham a estar representados na lista final de 21 monumentos, irão ser uns dignos representantes de Vila Viçosa e do seu concelho por essa blogosfera fora!

Senhoras e Senhores, os dados estão lançados!!!

quinta-feira, janeiro 18, 2007

A não perder




Apresentação do Inventário do Centro Histórico de Vila Viçosa

Cine-Teatro Florbela Espanca

27 de Janeiro de 2007 - 15:00H

quinta-feira, janeiro 11, 2007

Palácio de Vila Viçosa pode ser...

...uma das 7 Maravilhas de Portugal de entre 21 seleccionados possíveis.

Obviamente, recomendo (forçosamente) a votação.

Para os que ainda não estão convencidos:

Chegar a Vila Viçosa é conhecer um local que parece ter parado no tempo. O Palácio, com uma arquitectura tradicionalmente portuguesa onde predomina o mármore, é um local de visita obrigatória. Erguido em pleno centro de Vila Viçosa e a cerca de 60 quilómetros de Évora, recebe visitantes de todo o país e não só. São muitos os curiosos que querem conhecer de perto como em tempos viveu a realeza.
Os visitantes são recebidos pela estátua equestre de D. João IV que parece guardar a imponente fachada do edifício. Mas, é importante sublinhar que o Paço Ducal foi feito sem extravagâncias. Apesar das suas grandes dimensões chega a ser intimista e acolhedor. Ao passarmos pelas suas divisões conseguimos imaginar histórias e entrar, nem que por alguns momentos, no ambiente que um dia ali se viveu. Mesmo nas maiores divisões do palácio, como é o caso da Sala dos Duques, assim baptizada pelo facto de no seu tecto estarem representados os 17 duques de Bragança, não se sente o tão típico toque impessoal e frio deste tipo de edifícios. Os aposentos reais encontram-se quase intocados e ainda com alguns objectos pessoais dos seus ilustres senhorios.
Ao todo é possível visitar 50 salas repletas de atractivos, desde o mobiliário à tapeçaria, passando por azulejos e porcelanas. De salientar as salas de Jantar, de Ensaios, de Música Sacra e da Porcelana da China. À biblioteca deve-se grande parte da fama deste palácio. Nela está guardada aquela que é considerada a maior e melhor colecção de livros de tipografia portuguesa dos séculos XV e XVI. No total, encontram-se na biblioteca mais de 50 mil exemplares, entre os quais uma edição de “Os Lusíadas” de 1572.
A capela do palácio tem também as suas histórias para contar, nomeadamente a relatada pelo padre António Vieira. Outro espaço interessante é a cozinha do palácio, agora decorada com mais de 500 peças entre tachos e panelas, qualquer coisa como duas toneladas de cobre. Inseridos no espaço do palácio podem ainda ser visitados os museus da Armaria e das Carruagens. Os jardins e o claustro de inspiração conventual são espaços a não perder.
Actualmente, o Palácio é propriedade da Fundação da Casa de Bragança. É sem dúvida um lugar com história, ou não fosse ali passada a última noite do Rei D. Carlos e do príncipe D. Luís Filipe antes de embarcarem no comboio que os levaria a Lisboa no fatídico dia 1 de Fevereiro de 1908, o dia do regicídio que acabaria por ditar, passados pouco mais de dois anos, o fim da monarquia constitucional no nosso país.

Retirado daqui