domingo, fevereiro 25, 2007

Enganado?!?!



A PSP apreendeu esta semana cerca de 160 quilos de material explosivo designado por "Piroc", em acções levadas a cabo em Vila Viçosa (distrito de Évora). A maior parte do material (100 quilos) foi encontrado em buscas realizadas numa empresa da zona industrial e a restante quantidade foi apreendida nas instalações da Câmara Municipal. Em causa, a falta de licenciamento para aquele tipo de actividade.

Segundo o JN apurou, um dos sócios-gerentes da empresa em causa foi constituído arguido. A autarquia, por seu turno, diz que terá sido enganada por uma firma de Albufeira que vendeu aqueles explosivos, destinados a pedreiras.

Cartuchos e detonadores

Entre o material apreendido pelas autoridades constam 629 cartuchos com substâncias explosivas; 654 detonadores eléctricos; 943 cápsulas de tamponamento e diverso equipamento e ferramentas para manuseamento e transformação de explosivos.

A empresa em causa dedica-se ao ramo da electricidade, exercendo alegadamente uma actividade paralela de importação, transformação e venda de material explosivo. Ao que apurámos, a firma não encerrou e continua a exercer a sua principal actividade.Curiosamente, a operação policial foi desenvolvida após uma notícia publicada no JN dando conta de uma apreensão de explosivos levada a cabo em Aljezur, pela Brigada Fiscal da GNR.

Análise de facturação

Na sequência das investigações - que incluíram a análise da facturação da empresa vendedora - a Polícia chegou a Vila Viçosa, onde, munida de mandados de busca, desencadeou a operação. Participaram nas acções elementos policiais afectos à Esquadra de Investigação Criminal (EIC) de Portimão e ao Departamento de Armas e Explosivos da Direcção Nacional da PSP. Segundo declarações do subcomissário Rodrigo Cavaleiro, comandante da EIC de Portimão, "a operação decorreu sem incidentes".


Apenas pergunto à Câmara Municipal de Vila Viçosa a que se destinavam os explosivos e se não há pessoal técnico altamente qualificado para a aquisição deste tipo de equipamento? E para quando uma justificação oficial aos Calipolenses do que de facto aconteceu?


Etiquetas: , , ,

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Associa-te!


Já és sócio da Associação Juvenil Doutor Jardim? Não? Porque espera! Não pagas cota, é totalmente gratuito seres associado da AJDJ e ainda tens acesso em primeira mão às actividades da nossa associação! E olha que têm sido muitas! Não te esqueças que a próxima é a Prova de Karts no dia 3 de Março!

Etiquetas: , ,

terça-feira, fevereiro 13, 2007

E por Vila Viçosa organiza-se

Ainda vai a tempo de ver a exposição do Inventário do Património de Origem Portuguesa no Mundo que está patente no Cine-Teatro Florbela Espanca em Vila Viçosa. Até esta sexta-feira, dia 16, com entrada livre!


Gosta de Kart's? Então não perca a oportunidade de participar na prova de kart's no dia 3 de Março. Mais uma excelente organização da Associação Juvenil Doutor Jardim.

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

7 Maravilhas de Vila Viçosa

É com a maior felicidade, com a maior das honras e o maior dos orgulhos que declaro oficialmente aberta a votação para as 7 Maravilhas de Vila Viçosa.

Esta é uma organização do Terras de Mármore que está a ter o apoio do blogues individuais dos autores do Terras de Mármore: A Interpretação do Tempo, Calipole - Vila Viçosa - Princesa do Alentejo, INFOCALIPO, Intervisão, O Restaurador da Independência e Tomar Partido; assim como dos blogues e sites Calipolenses: Daniel Moreira, Grupo Desportivo Bairrense, Neste Meu Alentejo, O Blog de São Romão, O Calipolense Taurino e o Partido Socialista de Vila Viçosa.

Contamos também com o apoio oficial da Associação Juvenil Doutor Jardim e do Grupo Desportivo Bairrense, assim como estamos actualmente em contactos com a Câmara Municipal de Vila Viçosa, Junta de Freguesia de Conceição e Junta de Freguesia de São Bartolomeu, tendo-se mostrado bastante interessadas em cooperar connosco.

Da lista original de 61 monumentos do Concelho de Vila Viçosa, chegam agora à votação final 21 monumentos. Estão representados Vila Viçosa, Pardais e São Romão, não tendo Bencatel nenhum representante nesta lista final. São 21 monumentos que poderão encontrar detalhadamente na barra lateral deste blogue, clicando em cada um para poderem aceder à sua descrição e às suas imagens. Após ter escolhidos os seus 7 monumentos preferidos, envie um e-mail para orestaurador@gmail.com ou terrasdemarmore@sapo.pt indicando o seu nome, a sua localidade e os 7 monumentos que acha que merecem que sejam consagrados como as 7 Maravilhas de Vila Viçosa. Tarefa dificil, nós sabemos.

Cada pessoa poderá apenas votar uma vez, e os resultados das 7 Maravilhas de Vila Viçosa irão ser divulgados no dia 7 de Julho de 2007, em simultâneo com as 7 Novas Maravilhas do Mundo e com as 7 Maravilhas de Portugal. E falando em 7 Maravilhas de Portugal, já votou no Paço Ducal de Vila Viçosa para as 7 Maravilhas de Portugal? Se ainda não o fez, aproveite para votar no site das 7 Maravilhas de Portugal.

Iremos também ter mais iniciativas no âmbito das 7 Maravilhas de Vila Viçosa e das 7 Maravilhas de Portugal que iremos divulgar aqui e nos blogues de apoio atempadamente. E todos vós estão desde já convidados a participar!

Vila Viçosa terra de tradições, história e património, une-se deste modo à votação do Paço Ducal de Vila Viçosa para as 7 Maravilhas de Portugal. Uma das mais belas vilas de Portugal, fulcral no decorrer da história de Portugal, sendo o Rei Restaurador da Independência, D. João IV, natural de Vila Viçosa, assim como muitas outras personalidades portuguesas como D. Catarina de Bragança, Florbela Espanca, Henrique Pousão, Públia Hortênsia de Castro, Bento de Jesus Caraça, Martim Afonso de Sousa Cristóvão de Brito Pereira, D. Constatino de Bragança, Artur Bívar, Túlio Espanca, Nuno Portas entre muitos outros... Venha até Vila Viçosa e faça o roteiro das Maravilhas de Vila Viçosa, visite os 21 candidatos e depois vote nos 7 candidatos seus preferidos. Verá que não se irá arrepender, pois como se canta em Vila Viçosa "... e não há tenho a certeza, terra com tanta beleza, como tem Vila Viçosa!"

Deixo-vos agora a listagem dos 21 finalistas:

Senhoras e Senhores, os Monumentos estão lançados, podem começar a votar!!!