sábado, março 24, 2007

Bar Aberto!

Cumpre-se hoje o primeiro aniversário da Taberna dos Inconformados, um projecto que muito me orgulha pelo que é, pelos amigos blogosféricos que fiz e pela força que tem ao fim de um ano!Hoje há bar aberto, portanto é aproveitar e passar por !

Etiquetas: ,

sexta-feira, março 23, 2007

Calipol"ices"

Porque nem tudo são defeitos, e há coisas bem feitas que também devem ser realçadas, tenho todo o prazer em referir que, finalmente, já está na rede o novo sítio electrónico da Câmara Municipal de Vila Viçosa! Até está disponível em 4 línguas diferentes!
Parabéns ao executivo. Gosto do grafismo, mas acho que o facto de Palácio de Vila Viçosa ser candidato às 7 Maravilhas Nacionais deveria estar na parte dos destaques e não das notícias.

Creio que em nome dos autores do Terras e da promoção blogosférica do Palácio de Vila Viçosa, posso dizer: sejais bem-vindo sítio electrónico da CMVV, e que estaremos sempre aqui para assinalar também o que de bom é feito pela CMVV, e o que nos chega, por uma ou outra via, será divulgado. Sugiro até aos calipolenses que nos lêem tão interessadamente que veiculem essa informação para nós de modo a que todos promovam um bem essencial, a nossa terra. O orgulho em ser calipolense é grande, e afinal de contas, não conheço nenhum bloguer calipolense que não esteja interessado no bem da vila.

Mas há por aí outros. Pessoal cheio de ideias e vontade de dar também algo à vila e à sua população mais jovem, a Associação Juvenil Dr. Jardim também já está na Web e podem visitá-la aqui.

Aos poucos, “a vila” marca o seu lugar no ciberespaço.

Bom fim-de-semana.

Etiquetas:

segunda-feira, março 19, 2007

AJ Dr. jardim em acção

Vá, salta da banheira e faz-te ao rio!




Etiquetas: ,

sexta-feira, março 16, 2007

Tribunais e serviços administrativos judiciais, concentram-se, agora será que em Vila Viçosa depois do caminho que o centro de saúde está a levar não


A situação parece estar cada vez mais um caminho preocupante, com uma clara redução das despesas públicas, ou aquilo que se chama, tirar de um lado para colocar noutro, vemos os principais serviços calipolenses a tomarem caminhos de difícil volta atrás. Todos sabemos das intenções e pretensões do responsável do centro de saúde, na redução das despesas baixando-se a qualidade e reduzindo ao máximo os casos em que possam intervir. Claramente o que irá suceder ao tribunal e serviços judiciais, mesmo sendo ainda uma incógnita, leva-nos a pensar que já vimos este episódio e não foi à muito tempo.

O que assistimos é a pretensão do estado fugir das suas responsabilidades sociais e politicas, deixando assim a população, aqueles que o elegeram e principalmente os alentejanos à beira de uma fuga cada vez maior para Espanha. Os serviços vão-se reduzindo cada vez mais, deixando de existir uma verdadeira resposta aos compromissos sociais, e mais nos questionamos sobre a credibilidade de um partido como o PS e as suas bases (como sendo os representantes concelhios), fazerem crer que são um partido social, em que a sociedade e os mais pobres são a sua maior preocupação, quando sabemos que depois de se sentarem na cadeira do poder e até daqui a 3 anos, não se vão preocupar com as necessidades dos alentejanos e calipolenses. Hoje compreendemos a importância da regionalização e desagregação do poder central, pois se eles não pensam por nós então queremos ficar com o dinheiro da União Europeia que nos estão a retirar (para os seus carros e investimentos em Lisboa), para que nós possamos gerir os nossos recursos e o nosso dinheiro como achemos e seja necessário. Desta forma desafio a partir deste texto, e porque cada vez vejo mais um conjunto de serviços a desaparecerem de Vila Viçosa e do Alentejo, para que os blog´s calipolenses de uma forma bem clara divulguem este mensagem e este alerta assim como esta possível luta de uma tentativa de fuga para a frente. Queremos ser uma região com capacidade independente politicamente e economicamente como é por exemplo a Madeira, mesmo que adaptada à situação.

Etiquetas:

quinta-feira, março 15, 2007

Finalmente!

A Câmara Municipal de Vila Viçosa volta finalmente a ter o seu site online, desta feita com uma estreita parceria com o Évora Distrito Digital.

Após uma primeira análise, o novo site da Câmara Municipal de Vila Viçosa parece-me graficamente apelativo, e com alguns bons conteúdos. Contudo, está ainda muito incompleto, com a maioria das hiperligações ainda vazias de conteúdo. Mas se for regularmente actualizado parece-me que o site tem um enorme potêncial e poderá ser muito útil para os Calipolenses!

Contudo, e a meu ver, o site da Câmara Municipal de Vila Viçosa tem um enorme defeito! A fraca e quase despercebida referência ao facto de o Paço Ducal de Vila Viçosa concorrer às 7 Maravilhas de Portugal, a Câmara Municipal de Vila Viçosa deveria usar o seu site com uma das principais armas para convencer os portugueses a votar no Paço Ducal de Vila Viçosa para as 7 Maravilhas de Portugal. E penso também, e isto a um nível pessoal, que deveriam também divulgar a votação nas 7 Maravilhas de Vila Viçosa. Há que apoiar o que de melhor há e se faz em Vila Viçosa!

Mas não é grave, pois a Câmara Municipal de Vila Viçosa está claramente a tempo de alterar esta situação, assim o queira.

De todos os modos, vale bem a pena visitar o site da Câmara Municipal de Vila Viçosa, aqui.

Etiquetas: , , , , ,

quarta-feira, março 14, 2007

GNR de Bencatel

GNR de Bencatel e a Rádio Televisão Portuguesa

«Uma equipa da RTP, devido aos rumores de que o Posto da GNR irá ser extinto, entrou em Bencatel, tendo junto da Sociedade Recreativa Bencatelense contactado algumas pessoas sobre a sua opinião.
Segundo o notário desse mesmo dia foram unanimes em afirmar que a permanência da GNr em Bencatel faz falta, pois muitos dias e noites são de insegurança. Se a sua extinção for concretizada, seria uma insegurança para esta localidade, ouvimos no noticiário, a preocupação do autarca, Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, fazendo uma resenha do quanto a presença da GNR é necessaria, que foi implantada há anos com o fluxo de famílias instaladas ultimamente devido às ocupações de trabalho no sector das pedreiras. O autarca frisou que o movimento em horas de ponta devido à situação geográfica, a rua principal - General Humberto Delgado - com uma extensão de aproximadamente de 1 quilómetro em ambos os sentidos, junto às escolas primárias, é necessário sempre a presença da autoridade para regular o transito.
A população mostra indignação pelos rumores que aqui circulam.»

Joaquim Correia - Diário do Sul

Parece-me que o argumento do Presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa é muito fraco e generalista!... Então o principal motivo porque Bencatel necessita da GNR é para regular o trânsito junto à escola primária?!?! Fraco Sr. Professor, muito fraco!...

Etiquetas: , , , ,

quinta-feira, março 01, 2007

Agora? Provavelmente é tarde

O meu avô sempre me disse: "Há pessoas que só se lembram de Santa Bárbara quando fazem trovões."
Hoje, quando ouvi o senhor presidente da CMVV, na TV, a defender a permanência em actividade do posto da GNR de Bencatel, foi a primeira coisa de que me lembrei: "Há pessoas que só se lembram de Santa Bárbara quando fazem trovões." e fiquei com a sensação de déjà vu e que receio vir a sentir repetidamente num futuro próximo.
Começa a ser mau hábito em Vila Viçosa só se actuar perante factos consumados. Não se antecipa e não se previne e agora é tarde.
Tarde também, temo vir a ser com o Centro de Saúde ou, quiçá, com o Posto da GNR de Vila Viçosa (e só não foi (tarde) com o quartel dos Bombeiros porque estes não desistiram nunca de se entregar à luta).
Já agora, porque é que o Centro de Saúde, ainda no tempo do Durão Barroso, não avançou para a construção naqueles terrenos ao lado das ruínas da SOFAL?