domingo, julho 08, 2007

7 Maravilhas de Vila Viçosa

sábado, julho 07, 2007

Fim de votação!

Terminou há uma hora a votação para as 7 Maravilhas de Vila Viçosa. O meu muito obrigado a todos os que votaram, divulgaram e apoiaram esta iniciativa sem fins lucrativos, profissionais e pessoais e que visa apenas a divulgação de Vila Viçosa e do seu concelho!

domingo, julho 01, 2007

7 Maravilhas de Portugal e de Vila Viçosa

Saiu na passada quarta-feira o livro da colecção "O País das Maravilhas" relativo ao Paço Ducal de Vila Viçosa, colecção esta, a oficial das 7 Maravilhas de Portugal.

Além de naturalmente ficar maravilhado e ter lido este livro num ápice e de o já ter relido pelo menos umas 15 vezes, este livro conseguiu ainda mais me orgulhar pelo facto de ser Calipolense, de me orgulhar de Vila Viçosa e também de me orgulhar do pouco, mas esforçado trabalho em prol de Vila Viçosa da minha parte!

O livro começa com uma citação de Florbela Espanca sobre Vila Viçosa e logo a seguir uma breve, mas deliciosa descrição sobre o Paço Ducal de Vila Viçosa. Os 7 ícones ao redor do Paço Ducal de Vila Viçosa são os Duques de Bragança, as Festas dos Capuchos, Florbela Espanca, o Mármore, a Porta dos Nós, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa e a Tiborna.


De seguida o livro apresenta-nos outras 21 pequenas maravilhas, nas quais, surpresa das surpresas, a iniciativa das 7 Maravilhas de Vila Viçosa é apresentada como uma das pequenas 21 Maravilhas de Vila Viçosa. É nos descrito, como poderão clicar e ler na imagem abaixo,

"Um grupo de Calipolenses, liderado pelo blogue Terras de Mármore criou um espaço de discussão na Internet, para promover a eleição das 7 Maravilhas de Vila Viçosa. À semelhança da iniciativa internacional (e nacional) foram escolhidos 61 exemplares e, destes, seleccionaram-se 21. Apresentam-se agora a votação em 7maravilhasdevilaviçosa.blogspot.com".

As restantes 2o maravilhas apresentadas são Bento de Jesus Caraça, a Caça, os Calipolenses, a Casa de Peixinhos, o Castelo, o Cine-Teatro, a Estação Ferroviária, Henrique Pousão, a Janela do Paço, os Jogos Tradicionais, as Laranjas na Avenida, a Mata Municipal, os Paços do Concelho, o Panteão dos Duques de Bragança, o Parnaso de Vila Viçosa, o Pelourinho, Públia Hortênsia de Castro, a Tasca do Necas, o Trabalho do Estanho e Túlio Espanca.


Ainda uma chamada de atenção para a referência exposta no livro aquando da descrição das Festas dos Capuchos aos blogues de Vila Viçosa. É dito (e também podem ler na imagem abaixo exposta) que:

"Apesar de se ouvirem algumas vozes discordantes acerca do rumo que tomam as festas populares - nomeadamente através de um meio de comunicação cada vez mais utilizado: os blogues - o facto é que os «Capuchos», realizados em Setembro ainda fazem mover muita gente".

Pois bem, na altura até apareceu um blogue (o Princesa do Alentejo) no terreno que com a mesma rapidez com que apareceu também desapareceu e houve também outros blogues que fizeram referências aos Capuchos, contudo foi aqui no Restaurador da Independência que a referida discussão pública decorreu, como poderão comprovar clicando aqui e ver tudo o que foi dito e escrito acerca dos Capuchos durante o mês de Setembro de 2006.



Assim, além do enorme orgulho a estas referências, sabe bem ver finalmente o trabalho reconhecido, após o esquecimento de muitas entidades Calipolenses e também após mais de um ano e meio de duras e fortes críticas ao Restaurador da Independência e ao seu autor!

Por isso, tenho mais 6 dias para tentar promover o Paço Ducal de Vila Viçosa e Vila Viçosa e tentar que o nosso Paço seja reconhecido como uma das 7 Maravilhas de Portugal! E isso até pode não acontecer, mas a minha consciência irá concerteza ficar tranquila!...

Etiquetas: , , , , ,